16.2.09

... neste mundo de brutos !

2000 garrafas de champanhe Moët & Chandon, 8000 kg de lagosta, 100 kg de gambas e 3000 patos fazem parte da ementa da festa do 85º aniversário do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, segundo denuncia o jornal Times.

Num país com 12 mihões de habitantes e em que 7 milhões dependem de ajuda humanitária para viver, com 94 por cento de taxa de desemprego, com uma inflação anual na ordem dos 231 milhões por cento e a viver uma epidemia de cólera que já matou mais de 3000 pessoas, esta festa é um verdadeiro insulto ao zimbabueanos.

Mas as barbaridades não ficam por aqui, há mais produtos encomendados para a festa: 4000 doses de caviar, 8000 caixas de bombons Ferrero Rocher, 16000 ovos, 3000 tartes de chocolate e baunilha, 4000 embalagens de salsichas de porco e 500 quilos de queijo.

Mugabe convidou os amigos mais próximos, empresários e membros do partido ZANU (União Nacional Africana do Zimbábue ) para participarem na sua festa de anos. Convidou-os também a contribuir com bens ou donativos num total estimado entre 38 e os 45 mil euros. Os donativos poderão ser depositados numa conta aberta para o efeito com o nome «Movimento do dia 21 de Fevereiro», mas apenas em dólares americanos.

Diplomatas do Ocidente e membros de missões de ajuda humanitária mostraram-se chocados quando souberam da festa e da sua dimensão. «É espantoso», disse um deles ao jornal Times. «É como se estivessem completamente inconscientes sobre a situação do país ou totalmente impermeáveis, sem se preocuparem».

(Portugal Digital)

Sem comentários:

Enviar um comentário